PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS

Autores

  • Altino José Martins Filho Universidade do Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Lourival José Martins Filho

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11959

Palavras-chave:

Pesquisa com Crianças, Formação Docente, Culturas Infantis, Participação, Minúcias da Vida Cotidiana.

Resumo

Resumo: Este artigo reflete algumas questões em torno dos desafios e possibilidades de desenvolver pesquisas com crianças pequenas. O objetivo principal é apontar aspectos do debate emergente em conhecer e revelar as peculiaridades, idiossincrasias e subjetividades que marcam a categoria social, cultural, classe e geracional infância. Pretendemos trazer algumas dúvidas e impasses teórico-metodológicos que se apresentam em relação a imagem de criança ligada à natureza, pura e inocente e que está presente em nossas representações imaginária. Não há, portanto, a pretensão de formular respostas definitivas às questões que se apresentam, mas suscitar temas e polêmicas que estão imbricados com o campo dos Estudos das Crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altino José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina Prefeitura Municipal de Florianópolis

Historiador (UFSC). Pedagogo (UNINOVE). Especialista em História Social (UDESC). Mestre em Educação e Infância (UFSC). Doutor em Educação (UFRGS), com ênfase em Estudos sobre Infâncias. Estágio de doutoramento na UMINHO/Portugal. Professor efetivo de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Pós-doutorando UDESC/PPGE/PNPD/CAPES, vinculado ao Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente/NAPE.

E-mail: altinojosemartins@gmail.com 

Lourival José Martins Filho

Pedagogo (UDESC).; Especialista em Alfabetização (UDESC). Mestre em Educação e Cultura (UDESC). Doutorado em Teologia com ênfase em Educação e Religião pela Escola Superior de Teologia - EST/RS. Pós-Doutorado em Educação e Religião na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na UDESC/FAED, é Professor Associado de Alfabetização e Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Leciona no Departamento de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, e no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - Mestrado Profissional. Coordena o Programa de ensino, pesquisa e extensão Caminhos. É Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica. É Coordenador de Pós-Graduação da UDESC. E-mail: f2lourival@udesc.br

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Martins Filho, A. J., & José Martins Filho, L. (2022). PESQUISAS COM CRIANÇAS: DEIXAR FAZER VIVER A VIVA VOZ DAS CRIANÇAS. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 287–300. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11959