O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental

Authors

  • Isonel Sandino Meneguzzo UEPG
  • Paula Mariele Meneguzzo UEPG

Keywords:

Relevo Terrestre, Ensino de Geografia, Ensino-Aprendizagem

Abstract

Este texto tem como principal objetivo apresentar uma discussão acerca dos conteúdos referentes ao relevo terrestre presentes em dez livros didáticos utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do Brasil. Alguns conteúdos apresentam-se numa perspectiva tradicional, sem apresentar nenhuma aplicação prática no dia a dia dos educandos. Adicionalmente os itens presentes nos livros por vezes apresentam-se sem qualquer relação com aspectos socioambientais. Além disso, algumas obras trazem conteúdos descontextualizados e conhecimentos superficiais sem uma devida problematização. Ações deveriam ser implementadas, por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância do estudo do relevo no âmbito da Geografia escolar. Neste sentido, sugere-se a utilização da criticidade como forma de abordagem dos conteúdos, a fim de que os educandos realmente compreendam aspectos que permeiam suas vidas, contribuindo assim para que haja a formação de um cidadão atuante em seu cotidiano.

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Author Biographies

Isonel Sandino Meneguzzo, UEPG

Mestre em Ciência do Solo e Doutor em Geografia, ambos pela UFPR. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Paula Mariele Meneguzzo, UEPG

Mestre em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Leciona como professora QPM da Secretaria de Estado da Educação do Paraná desde 2009.

Published

2015-06-08

How to Cite

Meneguzzo, I. S., & Meneguzzo, P. M. (2015). O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 21–31. Retrieved from https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/5113

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo