Reflexões acerca da proletarização,da profissionalização e do trabalho docente:desafios à formação inicial dos professores
Keywords:
Trabalho docente. Profissionalização. Proletarização. Formação inicial.Abstract
Introdução: O Taekwondo (TKD) é uma arte marcial coreana e esporte olímpico. Além do desenvolvimento físico, exerce grande influência na formação do cidadão através dos seus princípios básicos. Programas que envolveram o TKD foram capazes de gerar diminuição da agressividade, aumento da auto-estima e de valores sociais positivos entre adolescentes. Objetivo: Verificar se a prática de TKD contribui na formação cidadã e no aprimoramento do comportamento social de jovens. Materiais e métodos: Após 12 meses de prática da modalidade, aplicou-se questionário sobre desempenho escolar e comportamento dos praticantes do projeto “Quem Luta Não Briga” aos seus professores e responsáveis. Resultados: De 46 jovens envolvidos (11,1±2,8 anos de idade), 44 obtiveram resultados satisfatórios referentes a comportamentos positivos após o início da prática do Taekwondo. Conclusão: O TKD pode se constituir como estratégia relevante para formação de crianças e jovensDownloads
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Published
2014-02-21
How to Cite
Silva, M. A. da, & Wittizorecki, E. S. (2014). Reflexões acerca da proletarização,da profissionalização e do trabalho docente:desafios à formação inicial dos professores. Revista Didática Sistêmica, 31–42. Retrieved from https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/4186
Issue
Section
Artigos de Fluxo Contínuo