EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO

Authors

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andresa Silveira Soares Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Emilio de Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13598

Abstract

O texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre o currículo Educação Físicas na educação básica a partir do olhar apoiado no pensamento complexo de Edgar Morin. É um texto no formato de ensaio que trata das particularidades da Educação Física no Colégio de Aplicação da UFSC. Ao mesmo tempo construímos uma reflexão sobre o contexto pandêmico e as relações que o distanciamento social aflorou no olhar sobre o objeto da disciplina. Observamos a escola como um sistema de relações, negligenciada por um modelo disciplinar que fragmenta o conhecimento. Mas propomos uma reforma do pensamento para compreender o conhecimento como elemento central que aproxima os sujeitos.

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Author Biographies

Andresa Silveira Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Instituto Federal de Santa Catarina. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa, Identidade Docente e Cultura Escolar (GEPPICE).

Francisco Emilio de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

 Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (DEF/UFSC). Membro/coordenador do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física – NEPEF/UFSC e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa, Identidade Docente e Cultura Escolar - GEPPICE.   

Published

2022-05-12

How to Cite

Santos da Conceição, V. J., Silveira Soares, A. ., & Medeiros, F. E. de . (2022). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS INCERTEZAS DESPREZADAS NO ENSINO REMOTO. Revista Didática Sistêmica, 23(2), 111–123. https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13598