AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11858

Keywords:

Múltiplas linguagens. Brincadeiras heurísticas. Participação. Formação de professores.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca de possíveis caminhos que considerem a linguagem das crianças e que viabilizem o trabalho com as múltiplas linguagens como eixo privilegiado das práticas cotidianas da educação infantil e do ensino fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa, ancora-se na observação e registros de formação continuada. São analisadas duas experiências, uma sobre formação de professores para o trabalho com materiais heurísticos com bebês e crianças pequenas, e a segunda vivida por crianças maiores, que puderam participar democraticamente da organização de um determinado espaço e tempo escolar. Como conclusão é possível afirmar que o trabalho com as múltiplas linguagens não se esgota na primeira infância, mas ao contrário, constitui-se na superação das práticas pedagógicas transmissivas e na inclusão de vivências e experiências em espaços e territórios do saber capazes de acolher as linguagens infantis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Santiago Silva, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em Educação pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, pós graduada em Docência do Ensino Superior e Neuropsicopedagogia. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo e Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Experiência na área de Educação há 22 anos, atualmente exerce o cargo de diretora escolar na rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo. Membro dos grupos de pesquisa GCOL - Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa da Formação Continuação Docente e GEPICH - Grupo de Estudos e Pesquisa: Infância, Cultura e História.

Andrea Faria Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Mestranda em Educação pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Membro do GEPICH - Grupo de Estudos e Pesquisa: Infância, Cultura e História.

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo

FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Associado II da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Desde abril de 2011 é Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação(ANPEd). Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França-Brasil) ÁREAS DE PESQUISA: História da Educação: escolas étnicas italianas; história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância; historia da leitura e do livro no Brasil; história da imprensa GRUPOS DE PESQUISA: Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa ?História da Educação, Imigração e Memoria? - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa ?TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil?; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos.

Published

2022-01-24

How to Cite

Silva, A. S., Souza, A. F., & Panizzolo, C. (2022). AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER . Revista Didática Sistêmica, 23(1), 314–327. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.11858