APRESENTAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11836

Keywords:

Formação de Professores Educação a Distância Educação Presencial

Abstract

É com grande satisfação que apresentamos o Dossiê “Formação de Professores: diferentes perspectivas nas modalidades Presencial e a Distância”, objetivamos nessa oportunidade mobilizar/fomentar a discussão de temáticas relevantes no âmbito da formação de professores nas modalidades Presencial e a Distância, a partir da experiência de Professores da Educação Básica e da Educação Superior. Nessa direção, pensamos que as discussões sobre a relação teoria e prática na formação de professores constituem-se como dispositivos potentes à constituição da docência. Pois, ao agir, o professor recorre a referenciais, os quais, ao mesmo tempo em que denotam sua capacidade reflexiva, manifestam sua praticidade, ou seja, vão bem para além da ingênua e reducionista compreensão da oposição binária entre saberes teóricos e saberes práticos – que, via de regra, conduz a um empobrecimento da significância da práxis educativa, esvaziando seu sentido e relevância. Deste modo, a ação docente é reconhecidamente permeada pelas crenças e saberes do docente, que se constituem na manifestação de um arcabouço de conhecimentos, numa gama de convicções articuladas ao longo de sua trajetória, sejam estes saberes experienciais, acadêmicos e/ou profissionais (TARDIFF, 2002). Assim, como enfatizam Pimenta e Lima: “A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. [...]” (2004, p. 62). Assim, vislumbramos a possibilidade de incitar reflexões acerca da construção dos saberes e da identidade docente, a partir da problematização de múltiplas experiências formativas. No sentido de ampliar compreensões e reatar o diálogo indispensável entre as áreas do conhecimento, esta edição congrega perspectivas variadas e abrangentes temáticas, constituídas em um esforço interinstitucional entre Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação) das Redes Pública e Privada. Por esses caminhos, os leitores irão encontrar diversidade de fontes, métodos e categorias analíticas, pois, neste movimento, procuramos pontuar mudanças significativas nas concepções de ensino, de aprendizagem e nas práticas realizadas pelos professores e alunos de cursos de formação inicial de professores. Com a expectativa de que nossos leitores tenham uma experiência aprendente e ensinante, acreditamos na valorização de temas contemporâneos e cotidianos. Sendo assim, esperamos que este dossiê possa constituir um bom e representativo momento de necessárias reflexões. Desejamos que tenham uma reflexiva e instigante leitura! Profª Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos (FURG), Profª Dra. Rejane Rosaria Grecco dos Santos (FURG e PUCRS) e Prof. Dr. Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) Organizadores Rio Grande, junho de 2020

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Socióloga e Pedagoga, Doutora em Educação. Professora no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande

Published

2021-02-05

How to Cite

dos Santos, R. de C. G., dos Santos, R. R. G., & Vieira, M. A. (2021). APRESENTAÇÃO. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 7–8. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11836