SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS

Authors

Keywords:

Escuta. Crianças. Professor. Educação Infantil.

Abstract

O presente artigo reflete acerca da escuta como especificidade da docência com crianças. Tem como objetivos discutir efeitos de práticas de escuta presentes no cotidiano de crianças, bem como identificar os saberes docentes que prevalecem nessa ação pedagógica. Visa a contribuir para a reflexão docente, e para as discussões que implicam a Educação Infantil. O estudo emprega metodologia qualitativa, descritiva exploratória. Como instrumento, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com professoras da Educação infantil da rede particular de Caxias do Sul – RS, no ano 2019. Para a compreensão das narrativas, a análise pautou-se em Bardin (1977) seguindo delineamento de Análise de conteúdo. As reflexões construídas com o diálogo das professoras se alicerçam em autores que concebem a criança como ser potente conforme Rinaldi (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira-Formosinho (2008) e que discutem o papel do professor. Os achados dessa pesquisa apontam que a escuta está sendo usada como estratégia e intervenções pedagógicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lilibth Wilmsen, Universidade de Caxias do Sul

Professora, Pedagoga, Especialista em Neurociências aplicada a linguagem e aprendizagem. Mestranda em Educação pelo PPGEdu - UCS.

Rochele Rita Andreazza Maciel, Universidade de Caxias do Sul

Doutora e Mestre em Educação. Professora da Universidade de Caxias do Sul.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Mestre e Doutora em Letras. Professora da Universidade de Caxias do Sul

Published

2022-01-24

How to Cite

Wilmsen, L., Maciel, R. R. A., & Ramos, F. B. (2022). SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 301–313. Retrieved from https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/11769