O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental
Palavras-chave:
Relevo Terrestre, Ensino de Geografia, Ensino-AprendizagemResumo
Este texto tem como principal objetivo apresentar uma discussão acerca dos conteúdos referentes ao relevo terrestre presentes em dez livros didáticos utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do Brasil. Alguns conteúdos apresentam-se numa perspectiva tradicional, sem apresentar nenhuma aplicação prática no dia a dia dos educandos. Adicionalmente os itens presentes nos livros por vezes apresentam-se sem qualquer relação com aspectos socioambientais. Além disso, algumas obras trazem conteúdos descontextualizados e conhecimentos superficiais sem uma devida problematização. Ações deveriam ser implementadas, por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância do estudo do relevo no âmbito da Geografia escolar. Neste sentido, sugere-se a utilização da criticidade como forma de abordagem dos conteúdos, a fim de que os educandos realmente compreendam aspectos que permeiam suas vidas, contribuindo assim para que haja a formação de um cidadão atuante em seu cotidiano.Downloads
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Publicado
08-06-2015
Como Citar
Meneguzzo, I. S., & Meneguzzo, P. M. (2015). O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 21–31. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/5113
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo