O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental

Autores

  • Isonel Sandino Meneguzzo UEPG
  • Paula Mariele Meneguzzo UEPG

Palavras-chave:

Relevo Terrestre, Ensino de Geografia, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este texto tem como principal objetivo apresentar uma discussão acerca dos conteúdos referentes ao relevo terrestre presentes em dez livros didáticos utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do Brasil. Alguns conteúdos apresentam-se numa perspectiva tradicional, sem apresentar nenhuma aplicação prática no dia a dia dos educandos. Adicionalmente os itens presentes nos livros por vezes apresentam-se sem qualquer relação com aspectos socioambientais. Além disso, algumas obras trazem conteúdos descontextualizados e conhecimentos superficiais sem uma devida problematização. Ações deveriam ser implementadas, por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância do estudo do relevo no âmbito da Geografia escolar. Neste sentido, sugere-se a utilização da criticidade como forma de abordagem dos conteúdos, a fim de que os educandos realmente compreendam aspectos que permeiam suas vidas, contribuindo assim para que haja a formação de um cidadão atuante em seu cotidiano.

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Biografia do Autor

Isonel Sandino Meneguzzo, UEPG

Mestre em Ciência do Solo e Doutor em Geografia, ambos pela UFPR. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Paula Mariele Meneguzzo, UEPG

Mestre em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Leciona como professora QPM da Secretaria de Estado da Educação do Paraná desde 2009.

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Publicado

08-06-2015

Como Citar

Meneguzzo, I. S., & Meneguzzo, P. M. (2015). O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 21–31. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/5113

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo