ESTUDO DE CASO: VIVÊNCIA DAS LUTAS NA ESCOLA A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v25i1.14956Resumo
As modalidades de lutas são conteúdo da cultura corporal de movimento, devendo ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física escolar. Contudo, é compreensível a dificuldade que possuem professores em desenvolver lutas na escola. Objetivou-se (neste trabalho) instrumentalizar discentes de Educação Física – Licenciatura e docentes da escola. Trata-se de um estudo de caso que se pautou em evidenciar as dificuldades dos professores, desenvolver um livro didático sobre lutas nas aulas de Educação Física e aplicá-lo. Constatou-se: formação superior incipiente, falta de infraestrutura e desinteresse dos alunos quanto ao conteúdo. Após aplicação dos livros didáticos, comprovou-se aproximação e interesse e os professores revelaram maior segurança para a prática docente com o conteúdo Lutas. Conclui-se que, a partir da instrumentalização com participação teórico-prática dos docentes e
discentes, a formação profissional e a prática nas instituições de ensino tornam-se mais seguras e, por consequência, de maior prazer e aproveitamento para toda a comunidade escolar.