ABORDAGEM DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CAPANEMA - PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.9086

Resumo

Este artigo tem como temática aplicação do conhecimento sobre eficiência energética. É um relato de atividade de sensibilização sobre uso de energia elétrica desenvolvido no ensino fundamental com alunos do quinto ano de faixa etária entre 6 a 10 anos de idade. A energia está relacionada com todas as atividades desenvolvidas na sociedade, o desperdício resulta em impactos negativos ao meio ambiente. A educação ambiental ao abordar a problemática energética contribui para o desenvolvimento do senso crítico mediante conhecimento desenvolvido na escola e vivenciado na comunidade. A metodologia realizada foi através de palestras, apresentação de vídeos e questionamentos feitos aos alunos durante a atividade. Foi perceptível que os alunos compreenderam a problemática da produção energética de acordo com suas respostas obtidas através dos questionamentos realizados oralmente em sala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre José Soares Reis, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, na qual participa do Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental. Atualmente, Agente Operacional da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Atuando no núcleo de informática da Unidade Estadual do Pará.

Deyverson Mesquita Freitas, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, na qual participou do Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental e atuou como monitor das disciplinas de Matemática e Estatística. Pós-graduado em Engenharia de saúde e Segurança do Trabalho. Atualmente, Assistente técnico de meio ambiente na empresa Quatro Estações Engenharia e Soluções Ambientais, atuando nas áreas de meio ambiente, no monitoramento de qualidade do ar; monitoramento de recursos hídricos e efluentes; fotogrametria com VANT. Sendo pós-graduando lato sensu em Geoprocessamento e Análises Ambientais pelo Núcleo de Meio Ambiente - NUMA da Universidade Federal do Pará – UFPA.

Neuma Teixeira dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2008). Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas na área de Educação Matemática. Mestre em Engenharia Elétrica em Energias Renováveis. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. É professora Adjunta II da Universidade Federal Rural da Amazônia no Campus de Capanema, coordena o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental (LabGEFA), Membro do Grupo de Pesquisa de Modelagem Matemática (GEMM-UFPA). Atua nas áreas de Modelagem Matemática, Geotecnologias como recurso didático, Educação Financeira e Ambiental. Interesses em Unidades de Conservação.

Downloads

Publicado

2022-03-21

Como Citar

Reis, A. J. S., Freitas, D. M., & dos Santos, N. T. (2022). ABORDAGEM DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CAPANEMA - PA. Momento - Diálogos Em Educação, 31(01), 272–284. https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.9086