A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências

Autores

  • Katia Augusta Curado Pinheiro da Silva Universidade de Brasília
  • Shirleide Pereira Cruz Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, formação de professores, políticas públicas

Resumo

O artigo teve como objetivo construir uma análsie do Programa de Residência pedagógica –RP para a formação de professores de forma a construir elementos para um projeto de resistência frente ao atual desenho do Estado e tomada de posição política junto ao movimento organizado de educadores.O texto está organizado em três eixos de discussão:1). Histórico da Residência na área da educação no Brasil; 2) Análise da proposta do edital CAPES 06/2018 e 3) princípios para a construção de uma proposta de RP que contemple uma proposta de projeto contra-hegemônico que, em síntese, aponta para uma formação de professores na perspectiva crítica-emancipadora sob a qual se defende, dentre outros aspectos, uma unidade teoria-prática, relação conteúdo-forma e um projeto global de formação articulando de forma adequada formação inicial e continuada.

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Biografia do Autor

Katia Augusta Curado Pinheiro da Silva, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília Departamento de Planejamento e Administração Faculdade de Educação

Shirleide Pereira Cruz, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Departamento de Planejamento e Administração da Faculdade de Educação.

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Silva, K. A. C. P. da, & Cruz, S. P. (2018). A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 227–247. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062