O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR E OS ARTEFATOS CULTURAIS

uma análise da animação “As aventuras de Peabody e Sherman”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16253

Palavras-chave:

Escola-instituição, Educandos, Vida do educando, Problemática do educando, Bullying

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o filme “As aventuras de Peabody e Sherman” a fim de discutir a potencialidade desse artefato cultural para o debate sobre o bullying. Esse estudo se fundamenta teórico e metodologicamente a partir dos Estudos Culturais, pós-estruturalistas. Para tanto, a análise foi disposta em dois momentos: (1) análise das representações presentes no filme com relação ao bullying. Para esse objetivo, foram analisadas três cenas, em que ocorrem ações recorrentes dessa prática. (2) discussão da potencialidade do filme para o debate sobre o bullying na escola, mencionando os diferentes aspectos que fazem com que esse filme possibilite esse debate. Por fim, podemos constatar que o bullying é um comportamento que requer significativa atenção dos/as professores/as, por isso propor sua discussão a partir de um artefato cultural se torna potente para se repensar as inúmeras problemáticas imbricadas nesse fenômeno

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Biografia do Autor

Tuany Barbosa Meneses, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Pedagoga licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestranda da pós-graduação pelo programa PPGEDU, da FURG, Bolsista CAPES, integrante do grupo de estudos Ecoinfancias. E-mail de contato: tuanybs23@gmail.com.

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Furg. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE, da FURG. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies). E-mail de contato: joanaliramagalhaes@gmail.com.

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

Meneses, T. B., & Magalhães, J. C. (2024). O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR E OS ARTEFATOS CULTURAIS: uma análise da animação “As aventuras de Peabody e Sherman”. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 421–446. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16253