“ESSE LUGAR AQUI É A ILHA”

perspectivas das crianças sobre o pertencimento à uma escola do campo em contexto litorâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15030

Palavras-chave:

Infância, Lugar, Pertencimento, Ilha, Escola

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar um recorte da dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Apresentamos a proposta investigativa com as crianças que vivem em uma ilha e estudam em uma escola do campo. Este estudo corresponde a necessidade de ampliar e qualificar o diálogo e reflexão sobre territórios invisibilizados pelas produções teóricas, tendo como foco a perspectiva das crianças no lugar. A pesquisa foi realizada em uma escola do campo na Ilha dos Marinheiros, no extremo sul do Rio Grande do Sul, e a permanência na escola teve embasamento teórico metodológico na Inserção Ecológica, com o registro em diário de Campo e gravação de áudio.  Participaram da pesquisa quinze crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram características singulares sobre as culturas infantis na ilha e que mobilizaram a visibilidade de infâncias em territórios litorâneos. Ao considerar o tempo-espaço na perspectiva das crianças, é possível identificar o lugar em que se situa a escola de ilha como um formador de subjetividades e experiências com a natureza na sua totalidade.

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Biografia do Autor

Gabrielle Lopes das Neves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga (FURG). Mestre em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Especialista em Educação Infantil (UFPEL). Colaboradora do grupo de estudos e pesquisa, Ecoinfâncias: Infâncias, ambientes e ludicidade. Professora de Educação Infantil dos municípios de Rio Grande e Pelotas/RS.

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Pedagogia - Habilitação Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta no Instituto de Educação na Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Ecoinfâncias. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/ FURG. Coordenadora de Apoio Pedagógico na Secretaria de Educação a Distância - SEaD/ FURG.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Lopes das Neves, G. ., & Garcia, N. M. (2023). “ESSE LUGAR AQUI É A ILHA”: perspectivas das crianças sobre o pertencimento à uma escola do campo em contexto litorâneo. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 49–73. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15030

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