A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL E AS RELAÇÕES COM DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS EM EDUCADORES

uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14763

Palavras-chave:

Pandemia e professores. Levantamento bibliográfico. Saúde mental e professores.

Resumo

Este artigo procurou investigar qual o panorama que a comunidade acadêmica pode identificar em relação à Pandemia de Covid-19 e suas consequências sobre a saúde mental dos educadores no Brasil. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico das produções publicadas sobre o tema no período de 2020 ao primeiro semestre de 2022. Ao ser realizada a pesquisa, pode-se notar um grande número de publicações relativas ao contexto da Pandemia e à Educação em geral. Trata-se de um período histórico bastante conturbado, que merece destaque e profundas análises. Foram encontrados muitos artigos com os mais variados recortes sobre o tema. Para a elaboração deste em específico, foram selecionadas pesquisas que faziam referência especialmente ao trabalho docente durante o período pandêmico no Brasil. De acordo com todas as pesquisas revisadas há consenso de que o volume de trabalho e a mudança abrupta e sem formação específica para o ensino remoto acarretaram sobrecarga e aumento do mal-estar docente em geral. Distúrbios de comportamento como ansiedade, depressão e estresse, já identificados na carreira docente antes da pandemia, estão fortemente presentes em diversas pesquisas e relatos.

 

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Biografia do Autor

Silvia Adriao, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutoranda no Programa de Educção e Saúde na InFância e na Adolescência, da Universidade Federal de São Paulo, Mestre em Educação: História, Política e Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretora Pedagógica da Escola AB Sabin, em São Paulo, e membro da RedSolare Brasil. 

Denise De Micheli , Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professora Associada II do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos em Neurociências e Comportamento em Saúde e Educação na Adolescência (CIENCIA) - Diretório de Pesquisa do CNPq. Consultora do Setor Adolescência e Juventude da OMS/OPAS.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Adriao, S., & De Micheli , D. . (2023). A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL E AS RELAÇÕES COM DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS EM EDUCADORES: uma revisão integrativa da literatura. Momento - Diálogos Em Educação, 32(02), 426–439. https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14763