A trajetória formativa do educador de história na escola pública

Auteurs-es

  • Mychelyne Barros Costa Ferreira

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8370

Mots-clés :

Educador de História. Formação pedagógica. Prática pedagógica.

Résumé

O magistério na Rede Municipal do Rio de Janeiro é o cenário do liame autoral. Embasada por uma pesquisa teórica, a prática educativa reflexiva dos autores encaminhou esta proposta de estudo cujo enfoque é o professor que se entende como educador com o propósito formativo e a maneira como concretiza sua prática em seu cotidiano escolar. A hipótese que constitui o eixo dessa reflexão propugna o educador em cuja prática predomina a preocupação com um ensino de História que privilegia a formação de valores, atitudes, procedimentos perante o contexto sociopolítico e cultural. Nesse tocante, analisa-se a formação e as práticas pedagógicas dos profissionais de Educação em História, os quais exercem sua função nas séries finais do Ensino Fundamental enquanto educadores. Palavras-chave: Educador de História. Formação pedagógica. Prática pedagógica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Mychelyne Barros Costa Ferreira

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Em 2012, concluiu o doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2002, trabalha como professora de História. Atualmente, integra o corpo docente da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação com ênfase em ensino de História. Dentre os temas desenvolvidos, ao longo da trajetória acadêmica e profissional, destacam-se: Ética, Educação e Valores; Juventudes; Cultura; Culturas Juvenis; Relações Culturais; Política Cultural.

Téléchargements

Publié-e

2019-12-18

Comment citer

Ferreira, M. B. C. (2019). A trajetória formativa do educador de história na escola pública. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 319–333. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8370

Numéro

Rubrique

Artigos de fluxo contínuo

Articles similaires

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.