Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade

Auteurs-es

  • MICHELLE POPENGA GERAIM MONTEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • ARACI ASINELLI-LUZ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8220

Mots-clés :

Prevenção. Cultura da Paz. Bullying escolar.

Résumé

Este artigo tem como objetivo entender a relação do bullying escolar e a importância da prevenção como forma de minimização da violência, sob o enfoque da Cultura da Paz na perspectiva da Complexidade. Este estudo é de natureza qualitativa e utilizou-se o método exploratório para a análise e comparação das perspectivas dos autores em relação ao bullying escolar, prevenção, Cultura da Paz e Complexidade, percebendo a relação existente entre as propostas dos autores e a realidade educacional contemporânea. A análise do aporte teórico sugere que projetos e programas de prevenção precisam atuar de forma sistêmica, dada à complexidade do fenômeno, atingindo todos os envolvidos na comunidade escolar, com o intuito de minimizar a violência no ambiente da escola, favorecendo assim o desenvolvimento dos conceitos de paz, respeito e diversidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

MICHELLE POPENGA GERAIM MONTEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda em Educação - Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano - pela Universidade Federal do Paraná (2018). Mestra em Educação (2017) - Teoria e Prática de Ensino, com ênfase nas perspectivas da violência, bullying e Cultura da Paz pela Universidade Federal do Paraná, sob orientação da Professora Doutora Araci Asinelli da Luz. Especialista em Neuropedagogia pelo Instituto Rhema de Educação (2015) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2012). Bolsista CAPES. Profissional do magistério - docência I da Prefeitura Municipal de Curitiba. Participação ativa no Grupo de Pesquisa Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano (UFPR).

ARACI ASINELLI-LUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora associada do setor de Educação (UFPR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR. Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR - NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.

Références

BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Portal da Legislação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13185.htm. Acesso em: agosto de 2018.

BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Tradução: André de Carvalho Barreto. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CUNHA, Josafá Moreira. Violência interpessoal em escolas no Brasil: características e correlatos. 2009. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia. v. 17, n. 36, p. 21-32. Distrito Federal, 2007.

DUPRET, Leila. Cultura de paz e ações sócio-educativas: desafios para a escola contemporânea. Psicol. Esc. Educ. v. 6, n. 1. Campinas, 2002.

FANTE, Cléo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus Editora, 2005.

JARES, Xesús. Educación y conflicto como retos de la educación infantil. Congreso Europeo: Aprender a ser, aprender a vivir juntos. Santiago de Compostela, 2001.

LOPES NETO, Aramis Antônio. Bullying – comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatra. Rio de Janeiro, 2005. P. 164-175.

¬¬¬¬_________________________. Bullying: saber identificar e como prevenir. São Paulo: Brasiliense, 2011.

MATOS, Margarida; NEGREIROS, Jorge; SIMÕES, Celeste; GASPAR, Tânia. Violência, bullying e delinquência: gestão de problemas de saúde em meio escolar. Lisboa: Coisas de Ler, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; SOUZA, Edinilsa Ramos. É possível prevenir a violência? Reflexões a partir do campo da saúde pública. Ciência & Saúde. v. 4, n. 1, p.7-32, 1999.

______________________________. Violência e Saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006.

AUTOR. O bullying segundo a percepção dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

OLWEUS, Dan. Bullying at school: what we know and what we can do. BLACKWELL: Oxford, 1993.

PREFEITURA DE CURITIBA. Projeto Bullying não é Brincadeira tem adesão de mais 25 escolas. Disponível em: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/projeto-bullying-nao-e-brincadeira-tem-adesao-de-mais-25-escolas/40706. Acesso em: 25 mai. 2017.

INSTITUTO SOU DA PAZ. PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ENTRE ADOLESCENTES E JOVENS NO BRASIL: ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO. Ministério da justiça. Brasília, 2010.

SALLES FILHO, Nei Alberto. Educação para a Paz: saberes necessários para a formação continuada de professores. In: Kelma Socorro Lopes de Matos, Verônica Salgueiro do Nascimento, Raimundo Nonato Júnior. (Org.). Cultura de Paz: do conhecimento à sabedoria. Fortaleza: Editora Universidade Federal do Ceará, 2008, v. 1, p. 102-119.

_________________________. Cultura de Paz e educação para a paz: olhares a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin. 2016, 354f. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Porta Grossa, Porta Grossa, 2016.

__________________________. Pedagogia dos direitos humanos no contexto da educação para a paz: elementos a partir dos estudos de Johan Galtung. Anais de eventos. Curitiba. Congresso de Direitos Humanos e Políticas Públicas, 2016.

__________________________. Cultura de paz, violência, conflitos e condição de pobreza: aproximações conceituais e implicações sociais. Anais de eventos. Ponta Grossa. I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas. 2016.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa da. Mentes perigosas nas escolas: bullying. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. A formação da personalidade ética: estratégias de trabalho com afetividade na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2013.

_______________________________; ROSÁRIO, Pedro. Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 24, n. 56, p. 106-137, set./dez. 2013.

________________________________; ÁVILES, José Mª; ROSÁRIO, Pedro; ALONSO, Natividad. Ddesengajamentos morais, autoeficácia e bullying: a trama da convivência. Revista de estudios e investigación en psicología y educación. v. 2, n. 1, p. 30-34, 2015.

UNESCO. Cultura de paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. – Brasília: UNESCO. São Paulo: Associação Palas Athena, 2010. 256 p.

________. School Violence and bullying: global status report. International Symposium on School Violence and Bullying: From Evidence to Action, Seoul, Republic of Korea, 2017.

Téléchargements

Publié-e

2019-12-18

Comment citer

MONTEIRO, M. P. G., & ASINELLI-LUZ, A. (2019). Prevenção do bullying escolar: tecendo saberes da cultura da paz na perspectiva da complexidade. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 265–278. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8220

Numéro

Rubrique

Artigos de fluxo contínuo