Educação infantil, governamento da infância e produção de capital humano

Auteurs-es

  • Lutiane Novakowski ULBRA
  • Karla Saraiva

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8107

Mots-clés :

Educação Infantil, Infância, Capital Humano.

Résumé

O artigo tem como propósito problematizar, através de uma análise de sites de instituições privadas que oferecem a Educação Infantil, os objetivos dessa etapa educacional. Partimos da hipótese de que na Contemporaneidade a infância ainda é entendida como um investimento para o futuro, sendo sua escolarização uma estratégia biopolítica para produzir sujeitos alinhados às necessidades da governamentalidade atual. A partir das análises, foi possível afirmar que as instituições de Educação Infantil que compuseram o corpus da pesquisa estariam voltadas para o crescimento do capital humano de seus alunos, orientando-os para que se portem como empresários de si mesmo, o que potencializa suas chances futuras de sucesso profissional, justificando o investimento das famílias.

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Biographie de l'auteur-e

Karla Saraiva

Doutora em Educação pela UFRGS, professora do PPG em Educação ULBRA.

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Publié-e

2019-10-12

Comment citer

Novakowski, L., & Saraiva, K. (2019). Educação infantil, governamento da infância e produção de capital humano. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 143–161. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8107

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