A pesquisa na formação continuada de professores: desafios do programa de desenvolvimento educacional do Paraná

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8065

Mots-clés :

Formação continuada de professores, Política de Pesquisa, Programa de Desenvolvimento Educacional.

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar a formação continuada, dos profissionais da educação básica do Estado do Paraná, no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), instituído como uma política de Estado. O PDE concebe no processo formativo, a “pesquisa e a produção do conhecimento” dos professores em articulação com os pesquisadores das universidades, superando modelos formativos tradicionais. Defende-se políticas públicas de pesquisa para a formação e trabalho dos profissionais da educação básica, como atividade necessária a produção do conhecimento pedagógico e exercício profissional crítico. A análise qualitativa expõe os avanços, contradições e desafios que apresenta o PDE para a materialização da pesquisa na escola. Ressalta-se que a pesquisa precisa ser pensada como uma política de formação e trabalho instituída e amparada no plano de carreira, com condições estruturais para ser desenvolvida.

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Biographie de l'auteur-e

Maria Iolanda Fontana, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora adjunta do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

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Publié-e

2018-08-17

Comment citer

Fontana, M. I. (2018). A pesquisa na formação continuada de professores: desafios do programa de desenvolvimento educacional do Paraná. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 248–263. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8065

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