Ninguém nasce Inês Brasil, torna-se Inês Brasil: artefato cultural, pânico moral e “ideologia de gênero” em Campo Grande (MS)

Auteurs-es

  • Tiago Duque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Campo Grande/MS, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.7787

Mots-clés :

ideologia de gênero, pânico moral, educação

Résumé

Este artigo problematiza algumas críticas feitas às contribuições científicas da teoria feminista para o campo da educação. O referencial teórico utilizado é o pós-estruturalista. Os argumentos são construídos a partir da análise do artefato cultural Inês Brasil, especialmente os memes que envolvem essa web-celebridade, assim como da experiência em torno da aprovação da Lei da Mordaça na cidade de Campo Grande (MS). Os resultados da análise apontam para a necessidade de compreensão da produção das diferenças como enfrentamento do pânico moral em torno do que vem sendo chamado de “ideologia de gênero”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Campo Grande/MS, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e Mestre em Sociologia pela UFSCar (2009). Bancarel e Licenciado em Ciências Socias pela PUC Campinas. É professor do Mestrado em Educação do Campus Pantanal da UFMS.

Références

ALGEBAILE, Eveline. Escola sem Partido: o que é, como age, para que serve. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. p. 63-74.

BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, Campinas, n. 26, jan./jun., 2006, p. 329-376. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf. Acesso: 11 dez. 2017.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 152-172.

COHEN, Stanley. Folk Devils and Moral Panics: The Creation of Mods and Rockers. London: MacGibbon & Kee, 1972.

DESLANDES, Keila. Formação de professores e Direitos Humanos: construindo escolas promotoras da igualdade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

FERNANDES, Maria Dilnéia E. O percurso político-legislativo do programa “Escola sem Partido” em Campo Grande, MS. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v.19 n. esp, p. 217-235, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647432/15192. Acesso: 04 fev. 2018.

FISCHER, Rosa Maria B. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 35, p. 290-299, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a09v1235. Acesso em 12 jan. 2018.

HORTA, Natália Botelho. O meme como linguagem da internet: uma perspectiva semiótica. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18420/1/2015_NataliaBotelhoHorta.pdf. Acesso em: 23 dez. 2017.

JUNQUERIA, Rogério Diniz. “Ideologia de gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária – ou: a promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural”? In: RIBEIRO, Paula Regina C., MAGALHÃES, Joanalira Corpes. Debates contemporâneos sobre educação para a sexualidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2017. p. 25-52. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/livro_debates_contemporaneos_educacao_sexualidade.pdf. Acesso em: 23 dez. 2017.

LANCASTER, Roger N. Sex Panic and the Punitive State. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 2011.

LOURO. Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MILLER, Daniel. Trecos, Troços e Coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

MINOIS, Georges. História do Riso e do Escárnio. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.

MISKOLCI, Richard. CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de Gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 35. N. 03, 2017. p. 725-747. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/se/v32n3/0102-6992-se-32-03-725.pdf. Acesso em: 05 fev. 2018.

MISKOLCI, Richard. Pânicos morais e controle social: reflexões sobre o casamento gay. Cadernos Pagu, Campinas, n. 28, p. 101-128, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/06.pdf. Acesso: 02 fev. 2018.

MONTEIRO, Marko Synésio A. Os dilemas do humano: reinventando o corpo em uma era (bio) tecnológica. São Paulo: Annablume, 2012.

PISCITELLI, Adriana. Internseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura. Goiânia, v. 11, n. 2, p. 263-274, 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/5247/4295. Acesso: 22 jan. 2018.

POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análise linguística de piadas. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

SILVA, Benícia Oliveria da; RIBEIRO, Paula Regina C. Sexualidade na sala de aula: tecendo aprendizagens a partir de um artefato pedagógico. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 521-533, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2011000200014/19401. Acesso: 14 jan. 2018.

Téléchargements

Publié-e

2019-01-29

Comment citer

Duque, T. (2019). Ninguém nasce Inês Brasil, torna-se Inês Brasil: artefato cultural, pânico moral e “ideologia de gênero” em Campo Grande (MS). Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 227–247. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.7787