O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA

Auteurs-es

  • Alexsandro da Silva Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
  • Maria Fátima Moreira de Jesus
  • Emanoel Luís Roque Soares Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6169

Mots-clés :

Educação, Capoeira, Programa Mais Educação

Résumé

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as contribuições da oficina de capoeira desenvolvida no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal na cidade de Salvador-BA. Tem por objetivo analisar as contribuições da oficina de capoeira no Programa Mais Educação na aprendizagem dos estudantes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa apoiado no referencial metodológico em Pimenta (2014), Lakatos e Marconi (2009), Álvaro Pinto (1979), Manzo (1971). A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Paulo Freire (2014; 2007; 1997), Jaqueline Moll (2012), Chauí (2008), Hélio Campos (2001), Waldeloir Rego (1968). Os resultados evidenciam contribuições da oficina de capoeira para o desenvolvimento integral dos estudantes ao mesmo tempo em que valoriza a cultura afro-brasileira tencionando o currículo escolar.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alexsandro da Silva Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Experiência docente em Cursos de Especialização Latu Sensu nas áreas da Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Integra a equipe de coordenação do núcleo Formação de Educadores do Programa de Extensão Popular Tecelendo da UFRB.

Maria Fátima Moreira de Jesus

Pedagoga pela Faculdade Olga Mettig. Especialista em Educação de Jovens e Adultos na Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Emanoel Luís Roque Soares, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Professor de filosofia da educação e filosofia da ancestralidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Centro de Formação de Professores, Amargosa-BA. Tem a seguinte formação: Pós-doutor em Educação Universidade Federal da Paraíba/FACED (2012) Doutor em Educação (2008) Universidade Federal do Ceará/FACED. Mestre em Educação (2004) Universidade Federal da Bahia/FACED. Especialista em Estética, Semiótica, Cultura e Educação (2001): Universidade Federal da Bahia/FACED. Bacharel em Filosofia (1999): Universidade Católica do Salvador

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Publié-e

2018-05-31

Comment citer

Marques, A. da S., Jesus, M. F. M. de, & Soares, E. L. R. (2018). O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 351–370. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6169