O cotidiano: rotina, imitação e invenção

Auteurs-es

  • Eduardo Simonini Universidade Federal de Viçosa

Mots-clés :

Cotidiano, invenção, escola

Résumé

O presente artigo tem como proposta apresentar algumas contribuições do pensamento das professoras Nilda Alves e Regina Leite Garcia para as pesquisas com o cotidiano escolar. Assim, ele se inicia discutindo o conceito de cotidiano pela abordagem mais comum que o mesmo assume, que é o de rotina e repetição sem criação. Em seguida, apresenta algumas contribuições de Alves e Garcia para o campo dos estudos no cotidiano escolar, dando especial destaque ao modo político de abordagem desse cotidiano, considerado por elas como um campo de diversidade, conflitos e produção de conhecimento e não apenas como uma dinâmica de repetição sem criação.

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Biographie de l'auteur-e

Eduardo Simonini, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia Social e doutorado em Educação. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Viçosa/MG, fazendo também parte do corpo de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFV. É líder do grupo de pesquisa "Memória, Instituições e Subjetividade" e coordenador do grupo de estudos "Cotidianos em Devir". Tem se dedicado às áreas de Psicologia e Educação, com ênfase no estudo da produção de subjetividade, estudos no cotidiano e micropolíticas.

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Publié-e

2016-10-24

Comment citer

Simonini, E. (2016). O cotidiano: rotina, imitação e invenção. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 93–106. Consulté à l’adresse https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/6111

Numéro

Rubrique

Artigos