Memórias de normalistas: uma reflexão sobre a formação de professoras primárias, nas décadas de 1950 e 1960, em Pelotas/RS

Auteurs-es

  • Giana Lange do Amaral Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Maria Cristina dos Santos Louzada

Mots-clés :

Memórias de Normalistas. História Oral. Formação Docente.

Résumé

Neste artigo realizamos um estudo de abordagem historiográfica, que privilegia a análise de memórias de normalistas, de duas escolas da cidade de Pelotas, uma pública, de cunho laico, e outra privada, de educação confessional. Objetivamos investigar, com o amparo dos pressupostos teóricos metodológicos da História Cultural e da História Oral, algumas narrativas de professoras, que se formaram na Escola Normal Assis Brasil (instituição estadual) e na Escola Normal São José (instituição privada). Acreditamos que pesquisar sobre a formação docente das normalistas contribui na revelação de fatos que não se encontram registrados nos arquivos escolares e que auxiliam na construção da história de trajetórias discentes e docentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Giana Lange do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – PPGE- FAE/UFPEL. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED – Educação.

Maria Cristina dos Santos Louzada

Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Pelotas e Professora do Colégio São José. Mestre e Doutoranda em Educação do PPGE/UFPEL. Integrante do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEIHE - FaE/UFPEL.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-09

Comment citer

do Amaral, G. L., & Louzada, M. C. dos S. (2017). Memórias de normalistas: uma reflexão sobre a formação de professoras primárias, nas décadas de 1950 e 1960, em Pelotas/RS. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 145–158. Consulté à l’adresse https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/5864

Numéro

Rubrique

Artigos