“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério

Auteurs-es

  • Marcela Marques Umbellino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.5119

Mots-clés :

Inserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades.

Résumé

O artigo aborda questões sobre os desafios presentes no trabalho pedagógico de professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino e tem como objetivo geral apresentar dados de uma pesquisa qualitativa em que se buscou investigar como são os primeiros anos da carreira. Para tal, a coleta de dados ocorreu a partir de informações de narrativas escritas e orais de quatro professores, sendo eles da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior atuantes no município de Naviraí/MS em que procuramos identificar algumas dificuldades presentes na iniciação à docência. Os dados apontam que as primeiras vivências no espaço de atuação pedagógica são marcadas por aprendizagens intensas e conflitos pessoais, como também que o apoio institucional se apresenta como fundamental para o desenvolvimento profissional do professor novato.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcela Marques Umbellino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Naviraí/MS; Licenciada em Pedagogia pela UFMS, Câmpus de Naviraí.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professor Assistente e Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS/Câmpus de Naviraí; Doutorando em Educação pela UNESP, Presidente Prudente/SP.

Références

ANGOTTI, M. A pesquisa profissional: os primeiros passos na magistério pré-escolar. Tese de doutorado. CECH/UFSCAR, 1998.

CARTER, K., (1990). Conhecimentos dos professores e aprender a ensinar. Em: HOUSTON, W. R. (org.). Manual de pesquisa sobre formação de professores. Nova York: Macmillan.

CELESTINO, M. R.A formação de professores e a sociedade moderna. Puc. São Paulo SP. 2011. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2011.

CIRÍACO, K. T.; MORELATTI, M. R. M. A reflexão como possibilidade de desenvolvimento profissional no início da docência em Matemática. In: CIRÍACO, K. T.; BEZERRA, G. F. (orgs). Educação Básica, Formação de Professores e Inclusão: práticas e processos educacionais em diferentes cenários. 1ª ed. Editora CRV: Curitiba/PR. 2013.

CORSI, A. M. Professores iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente no ensino fundamental. In: Anais da XXVIII Reunião Anual da ANPEd,2005. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/28/inicio.htm. Acesso em: 12, mai. 2014.

CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Ver. Fac. Educ., jan/dez 1997. Vol.23, n. 1-2.

CUNHA, M. I. (org.). Qualidade da Graduação: A relação entre ensino, pesquisa e extensão e o desenvolvimento profissional docente. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2012. p. 135-183.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, M. N. de C. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 155, p. 155-172, março/2002.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E.D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO. 2011, p. 13-85.

GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I.de; LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

GODOY, A. S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In, Revista de Administração de Empresa. São Paulo: V.35, n.2, p.57-63, abril 1995.

GUARNIERI, M. R. O início da carreira docente: Pistas para o estudo do trabalho do professor. 2. Ed. Campinas - SP, 2005.

HUBERMAN, M. “O ciclo de vida profissional dos professores”. In: NÓVOA, Antônio (org.). Vidas de professores. 2ª ed. Porto, Portugal: Porto Editora. 2000. P. 31-61.

LIMA, E. F. de. (org). Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro Editora, 2006. 104p.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCELO, Carlos. Pesquisa sobre a formação de professores: O conhecimento sobre aprender a ensinar. In: Anais da XX Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro/1997.

MARIANO, A. L. S. O início da docência e o espetáculo da vida na escola: abrem-se as cortinas. IN: LIMA, E. F. de. (org). Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro Editora, 2006. p. 17-26.

MARTINHO, A. M. M.A História da Educação na formação de professores.Máthesis,2000 - crb.ucp.pt. Disponível em: <http://www4.crb.ucp.pt/biblioteca/mathesis/mat9/mathesis9_279.pdf>. Acesso em:03, nov.2013.

NONO, M.A. Professores Iniciantes o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.

NUNES, C. M. F. Saberes Docentes e Formação de Professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril/2001.

VEENMAN, S. Problemas percebidos de professores iniciantes. Review of Eucational Research, verão, 1984, Vol. 54.nº 2, pp. 143-178.

SOUZA, E. C. História de vida e práticas de formação: escrita de si e cotidiano escolar. Salto para o Futuro/TV Escola/SEED/MEC de 26 a 30 de março de 2007. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/165212Historias.pdf>. Acesso em: 24, jun. 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Téléchargements

Publié-e

2018-05-31

Comment citer

Umbellino, M. M., & Ciríaco, K. T. (2018). “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 399–425. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.5119

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s