Famílias homoparentais e escola: entre a vigilância e a transformação
Mots-clés :
Famílias homoparentais, escola, filhasRésumé
O texto, baseado em pesquisa realizada com filhas de famílias homoparentais, explora os diálogos e tensões que emergem entre os modos de fazer dessas famílias e a escola, entendidas como elementos condensadores de poder e saber que, por sua vez, se constituem e se apresentam de forma plural. O papel da escola na discussão sobre a temática da homoparentalidade tem se mostrado de pouco destaque, o que deixa ver que esse espaço, apesar da sua potência como instrumento, por ser de acesso universal, distribui, mantém e modifica a apropriação dos discursos de forma que se sigam as linhas de poder e saber que são politicamente convenientes para o sistema hegemônico, que continua a perpetuar a ideia da família nuclear e heteronormativa como o único modelo possível e desejável.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2015-03-20
Comment citer
Hernández, J. de G., & Uziel, A. P. (2015). Famílias homoparentais e escola: entre a vigilância e a transformação. Momento - Diálogos Em Educação, 23(2), 9–24. Consulté à l’adresse https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/4934
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.