Movimento LGBT: uma escola de emancipação
Mots-clés :
Movimento LGBT. Escola. Emancipação. Sociologia das ausências. PernambucoRésumé
Este trabalho nasce das reflexões empreendidas no curso de mestrado em educação na Universidade Federal de Pernambuco/CAA, onde buscamos conhecer o perfil político-identitário do movimento LGBT em Caruaru-PE. Tomamos a analogia entre o Movimento LGBT e a Escola em suas atribuições de transmissão do conhecimento e de transformação de subjetividades. Dessa forma, o movimento LGBT pode ser considerado uma escola de emancipação. Caracterizamos a atuação educativa e emancipatória desse movimento como transformadora das bases sociais que estruturam nossa sociedade, sendo a Razão Indolente, particularmente reorganizada a partir das suas conquistas. Vozes de sujeitos da militância dão respaldo a nossas colocações sobre as transformações sociais e estruturais emancipatórias possíveis, a partir da ação educativa da militância LGBT.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2014-09-29
Comment citer
Lage, A. C., & Vieira, R. L. (2014). Movimento LGBT: uma escola de emancipação. Momento - Diálogos Em Educação, 23(1), 121–146. Consulté à l’adresse https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/4691
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.