<b>A memória como forma de preservação da história da educação: diálogos entre duas professores aposentadas</b>

Auteurs-es

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino

Mots-clés :

História oral. Educação. Diálogos. Professor.

Résumé

A história oral se constitui parte integrante do debate sobre a função do conhecimento histórico questionando a tradição historiográfica centrada em documentos oficiais. Pretendeu-se, com esse trabalho, realizar “diálogos” entre duas professoras aposentadas sobre suas memórias e opiniões a respeito da educação. Seguiu-se um roteiro semi-estruturado divido em dois blocos: o primeiro, visando abordar a vivências e recordações das colaboradoras enquanto estudantes e o segundo, visando expressar as memórias e opiniões delas enquanto professoras, estabelecendo-se ainda relações entre estas duas épocas e também buscando investigar a opinião delas sobre o estado atual da educação brasileira. Assim, foi possível não só gerar diagnósticos e relatar visões, mas também compreender subjetividades que, somente por meio dos procedimentos oriundos da história oral, puderam ser realizados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luiz Gustavo Bonatto Rufino

Mestrando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - Unesp Rio Claro. Graduado em Educação Física por esta mesma instituição.

Téléchargements

Publié-e

2012-04-03

Comment citer

Rufino, L. G. B. (2012). <b>A memória como forma de preservação da história da educação: diálogos entre duas professores aposentadas</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(1), 29–58. Consulté à l’adresse https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/2126

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.