ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PRÁTICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NA BAIXADA FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.17414

Mots-clés :

Educação especial, Educação do/no campo, Planejamento educacional individualizado, Formação continuada

Résumé

A educação especial na perspectiva inclusiva apresenta especificidades quanto ao trabalho a ser desenvolvido, sobremaneira, quando tratamos da inclusão escolar de estudantes com deficiência em escolas do campo. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar as possibilidades de articulação do Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas no ensino fundamental, em uma escola do campo da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, por meio do relato reflexivo da experiência de uma docente especializada em educação especial. Intencionamos com esta análise evidenciar caminhos e possibilidades para ações e práticas inclusivas direcionadas aos estudantes com deficiência nestas instituições. Dessa maneira, este estudo, estruturado por meio da abordagem metodológica da pesquisa exploratória qualitativa, e desenvolvido com base na análise de um relato de experiência, revelou que a elaboração de modo colaborativo do planejamento educacional individualizado entre os docentes e a formação continuada de professores são suportes necessários para possibilitar o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes com deficiência incluídos nestes espaços de ensino.

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Tamara França de Almeida Magalhães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora do AEE na Secretaria Municipal de Educação do município do Rio de Janeiro e Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E-mail de contato: tamafrancufrrj@gmail.com.

Erica Costa Vliese Zichtl Campos

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientadora Educacional na Rede Municipal de Nova Iguaçu, e professora do AEE na Rede Municipal de Duque de Caxias, RJ. Membro do grupo de pesquisa "Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE) da UFRRJ e do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia, da PUC-RJ. E-mail de contato: ericavliese200273@gmail.com.

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Publié-e

2024-07-18

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Magalhães, T. F. de A., & Campos, E. C. V. Z. (2024). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PRÁTICAS INCLUSIVAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NA BAIXADA FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 100–124. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.17414