ESTUDANTES INDÍGENAS COM DEFICIÊNCIA EM MINAS GERAIS

uma análise a partir do Censo Escolar da Educação Básica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16958

Mots-clés :

Educação especial, Educação escolar indígena, Indicadores educacionais

Résumé

A interface Educação Especial e Educação Escolar Indígena é uma construção recente na política educacional brasileira. Por esse motivo, torna-se fundamental investigar como está acontecendo a escolarização de estudantes indígenas com deficiência. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar o quantitativo de estudantes indígenas com deficiência presentes nas 20 escolas indígenas do Estado de Minas Gerais, sendo 19 vinculadas à rede estadual e 01 à rede municipal de ensino. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizou os dados do Censo Escolar da Educação Básica, especificamente os microdados dos anos de 2008, 2010, 2015 e 2020. As variáveis selecionadas foram do banco de matrícula, especificamente: localização diferenciada da escola (terra indígena), modalidade de ensino, etapa de ensino, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e tipo de deficiência. Os dados evidenciaram a presença de estudantes indígenas com deficiência em escolas indígenas de Minas Gerais. Apontaram que a maioria dos estudantes com deficiência possui deficiência intelectual, seguida pela deficiência física e múltipla. Os dados revelaram que uma pequena parcela desses estudantes recebe atendimento educacional especializado e poucas escolas possuem sala de recursos multifuncionais. Os dados demonstram a fragilidade da rede estadual de ensino em garantir direitos fundamentais aos estudantes indígenas com deficiência.

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Michele Aparecida de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do Núcleo de Educação Especial, Tecnologias e Inclusão Escolar (Coletivo Diversa) da UFMG. E-mail de contato: micheledesa20@hotmail.com.

Augusto César Cardoso Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social, da UFMG. Graduado em Psicologia na Faculdade Pitágoras. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Direito Escolar (GEPEEDE) da UFMG. E-mail de contato: gutocm8@gmail.com.

Letícia de Oliveira Brazão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciada em Ciências Biológicas na UFMG. Foi bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG (2021-2023). E-mail de contato: leticia_brazao@hotmail.com.

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Publié-e

2024-07-18

Comment citer

Sá, M. A. de, Mendes, A. C. C., & Brazão, L. de O. (2024). ESTUDANTES INDÍGENAS COM DEFICIÊNCIA EM MINAS GERAIS: uma análise a partir do Censo Escolar da Educação Básica. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 81–99. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16958

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