O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR E OS ARTEFATOS CULTURAIS
uma análise da animação “As aventuras de Peabody e Sherman”
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.16253Mots-clés :
Escola-instituição, Educandos, Vida do educando, Problemática do educando, BullyingRésumé
Este artigo tem como objetivo analisar o filme “As aventuras de Peabody e Sherman” a fim de discutir a potencialidade desse artefato cultural para o debate sobre o bullying. Esse estudo se fundamenta teórico e metodologicamente a partir dos Estudos Culturais, pós-estruturalistas. Para tanto, a análise foi disposta em dois momentos: (1) análise das representações presentes no filme com relação ao bullying. Para esse objetivo, foram analisadas três cenas, em que ocorrem ações recorrentes dessa prática. (2) discussão da potencialidade do filme para o debate sobre o bullying na escola, mencionando os diferentes aspectos que fazem com que esse filme possibilite esse debate. Por fim, podemos constatar que o bullying é um comportamento que requer significativa atenção dos/as professores/as, por isso propor sua discussão a partir de um artefato cultural se torna potente para se repensar as inúmeras problemáticas imbricadas nesse fenômeno.
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