BIOÉTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

significação docente sobre essa perspectiva emergente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.15835

Mots-clés :

Significações , Conteúdos Objetivos, Formação Humana

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar as significações acerca da Bioética e seu ensino, o que inclui reflexões sobre o conhecimento de uma docente acerca da conceituação desse campo de conhecimento e sua relação com os temas desenvolvidos na atividade pedagógica. A participante da pesquisa foi uma professora de biologia no ensino médio da rede pública de Caxias-MA. O instrumento utilizado foi a entrevista e para a análise dos dados, a Análise Textual Discursiva. Os resultados da investigação apontaram significações produzidas pela professora acerca da relação Bioética e a realidade social, da importância da Bioética para a formação profissional e da relação entre Bioética e a atividade pedagógica no campo de atuação da Biologia. É possível afirmar que através das significações apresentadas pela participante, demonstra-se que os temas da Bioética são conteúdos que expandem a consciência dos estudantes contribuindo com a formação humana.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alisson Carlos Avelino Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Maranhão. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana – NEPSH da Universidade Federal do Piauí. E-mail de contato: acavesan@gmail.com.   

Eliana De Sousa Alencar Marques, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Professora associada da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana – NEPSH da Universidade Federal do Piauí. E-mail de contato: esalencar123@ufpi.edu.br.  

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Publié-e

2024-07-18

Comment citer

Santos, A. C. A., & Marques, E. D. S. A. (2024). BIOÉTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: significação docente sobre essa perspectiva emergente . Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 262–286. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.15835

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