EDUCAÇÃO PERMANENTE E FAMÍLIA ACOLHEDORA

sempre cabe mais um

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14466

Mots-clés :

Educação Permanente, Educação Permanente na Assistência Social, Acolhimento Familiar, Infância e Adolescência

Résumé

O presente trabalho refere-se a um projeto de intervenção de Educação Permanente desenvolvido no Serviço de Acolhimento Familiar de um município da região metropolitana de Curitiba. A Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, visando a apreensão crítica, reflexão e transformação das práticas cotidianas. Desse modo, foram realizadas três microintervenções que abordaram as temáticas de cogestão de coletivos, rede analisadora do processo de trabalho, identificação da problemática e nós críticos. Trata-se de um relato de experiência, onde foram utilizadas as ferramentas da Educação Permanente, em que são descritos contextualização do cenário de prática, percurso metodológico, planejamento e avaliação. Como resultado, impulsionou-se a construção de um coletivo fortalecido capaz de captar a essência da Educação Permanente e observar sua aplicabilidade no cotidiano do trabalho. Ademais, foi possível identificar que os preceitos e ferramentas da Educação Permanente, atrelado ao seu conceito basilar de aprendizagem significativa, demonstraram ter significativo potencial transformador das ações de determinado território.

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Jessica Alves da Costa, UNIVALI

Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2015). Especialista em "Educação Permanente: Saúde e Educação em uma perspectiva integradora" pela Fiocruz. Formação em "Terapia Comportamental" pelo Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC); Formação em “Obesidade e Emagrecimento na Terapia Cognitivo-Comportamental” pela FLNC Cursos Digitais. E-mail de contato: jessica.ac1902@gmail.com

Camila Rosalia Antunes Baccin, UFSC

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN-UFSC). Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Membro do Laboratório de Produção Tecnológica em Saúde e Grupo de Pesquisa Clínica Tecnologias e Informática em Saúde e Enfermagem- LAPETEC/GIATE/UFSC. E-mail de contato: camilabaccin@gmail.com

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Publié-e

2023-04-10

Comment citer

Alves da Costa, J., & Rosalia Antunes Baccin, C. (2023). EDUCAÇÃO PERMANENTE E FAMÍLIA ACOLHEDORA: sempre cabe mais um. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 287–314. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14466