POLÍTICAS PÚBLICAS, A BNCC E O CURRÍCULO NA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14307

Mots-clés :

Diretrizes Nacionais da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Currículos nas escolas bilíngues de surdos.

Résumé

Este artigo aborda questões que envolvem a organização hierárquica da legislação e das normas que garantem os direitos de aprendizagem dos alunos brasileiros. Nosso propósito neste texto é compreendermos os objetivos destes documentos em conexão com o papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na construção de currículos significativos nas escolas brasileiras. Entendemos que é através de reflexões e estudos que seremos capazes de avançar na qualidade da educação bilingue de surdos, e estamos cientes das fragilidades que implicam na qualidade da aprendizagem de todos os alunos. Neste recorte, focamos na estrutura, construção e operacionalização das diretrizes curriculares na escola, em especial da BNCC, documento normatizador e orientador para todas as escolas brasileiras, que será um grande aliado na construção dos currículos das escolas bilíngues de surdos numa perspectiva da educação bilíngue de qualidade.

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Adriane Melo de Castro Menezes, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Professora adjunta na Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

Vânia Elizabeth Chiella, Coordenação da Educação Especial – SMEC/Xangri-lá/RS

Doutora em Linguística Aplicada (UNISINOS), Coordenação da Educação Especial – SMEC/Xangri-lá/RS. 

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Publié-e

2022-07-28

Comment citer

Menezes, A. M. de C., & Chiella, V. E. (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS, A BNCC E O CURRÍCULO NA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS . Momento - Diálogos Em Educação, 31(02), 69–92. https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.14307

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