ESTADO DA ARTE DOS MEMES
Em busca de novos caminhos investigativos para o ensino de Língua Portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14179Mots-clés :
Estado da Arte. Ensino de Língua Portuguesa. Memes.Résumé
Este artigo tem como objetivo fazer um inventário das produções científicas relativas ao trabalho com memes de internet nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, segue uma abordagem qualitativa utilizando-se uma metodologia de revisão de literatura do tipo estado da arte, a fim de sistematizar o que tem sido pesquisado e disseminado sobre o tema em 15 publicações em revistas e 11 dissertações. Dentre as produções, artigos científicos publicados em revistas nacionais e dissertações localizadas no Google Acadêmico, periódicos da CAPES, portais de congressos, Bibliotecas Digitais, e outras, na última década no Brasil. Todo o compilado foi analisado através da leitura do título, resumo e das palavras-chave, bem como qual tem sido a contribuição dos memes para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Como principais resultados apontamos algumas reflexões e a indicação de algumas lacunas que acreditamos serem passíveis de investigações mais aprofundadas futuramente.
Téléchargements
Références
ALVES, Caroline; OLIVEIRA, Helvio Frank de; MARTINS, Stephany Pikhardt. Leitura e Análise Crítica de Memes em Aulas de Língua Portuguesa sob mediação decolonial. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 160 - 180, 2020. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/163. Acesso em: 7 ago. 2021.
ALVES, Maria Alice de Castro. O Dito, o Não Dito e o Mal Dito: Proposta de Análise de Memes em Aulas de Língua Portuguesa. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Assis, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191079. Acesso em: 7 ago. 2021.
ARCE, Domitilla Medeiros. Tessituras do letramento digital na produção do gênero meme por estudantes do nono ano do ensino fundamental II. 149 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1819. Acesso em: 9 ago. 2021.
ARNEMANN, Aline Rubiane; OLIVEIRA, Michele Mendes Rocha; SANTOS, Patrícia. O meme na sala de aula: uma proposta de atividade de compreensão leitora pelo viés da linguística de texto. Interfaces, v. 9, n. 3, p. 70-88, 2018. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5535. Acesso em: 24 ago. 2021.
BERGER, Isnalda; ANECLETO, Úrsula Cunha. Memes de internet nas aulas de língua portuguesa: ampliando o estudo dos gêneros discursivos na sala de aula. Periferia, v. 11, n. 2, p. 317-343, maio/ago. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/1835170/Downloads/36343-144339-1-PB.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021.
BRAGA, Betania Elisabete. Um protótipo didático para o multiletramento com gênero meme para um nono ano. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras), Departamento de Língua Portuguesa, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. Disponível em: http://sites.uem.br/profletras/dissertacoes-defendidas-turma-04/betania-elisabete-braga.pdf/view. Acesso em: 21 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 ago. 2021.
CALIXTO, Douglas de Oliveira. Memes na internet: entrelaçamento entre Educomunicação, cibercultura e a “zoeira” de estudantes nas redes sociais. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação), Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01112017-102256/pt-br.php. Acesso em: 24 ago. 2021.
CALIXTO, Douglas de Oliveira. Memes de internet: entrelaçamento entre a “zoeira” de estudantes e a apropriação do gênero discursivo na escola. Periferia, v. 11, n. 2, p. 131-152, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5521/552159358014/html/. Acesso em: 11 out. 2021.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Tradução Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FERREIRA, Élida Paulina; SANTOS, Daiane Conceição Simões. Inovação no ensino: letramento crítico no smartphone em sala de aula de língua portuguesa. Texto livre: Linguagem e Tecnologia. Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 252-267, set./dez. 2018. Disponível em: http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre. Acesso em: 1 out. 2021.
FERREIRA, Helena Maria; VILLARTA-NEDER, Marco Antônio; COE, Geanne dos Santos Cabral. Memes em sala de aula: possibilidades para a leitura das múltiplas semioses. Periferia, v. 11, n. 1, p. 114-139, jan./abr., 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36936. Acesso em: 1 out. 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2021.
GONÇALVES, Carla Jessica Severiano Lima. Práticas de letramentos na elaboração de memes em atividades com fins educacionais. 126 f. Dissertação (Mestrado em História e Letras) – Curso de Mestrado Interdisciplinar em História e Letras, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Quixadá, Universidade Estadual do Ceará, 2017. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UECE-0_314a1fcf5b18fb3cf0fd13fed1916089. Acesso em: 3 set. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LARA, Marina Totina de Almeida; MENDONÇA, Marina Célia. O meme em material didático: considerações sobre ensino/aprendizagem de gêneros do discurso. Bakhtiniana, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 185-209, abril/jun. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42169. Acesso em: 3 set. 2021.
LARA, Marina Totina de Almeida. A presença de memes em práticas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa: relações entre humor e ensino de língua materna em cursinhos pré-vestibulares. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara, 2018. Disponível em: https://docero.com.br/doc/8x05vnx. Acesso em: 4 set. 2021.
LEAL-TOLEDO, Gustavo. Controvérsias Meméticas: a ciência dos memes e o darwinismo universal em Dennett, Dawkins e Blackmore. Tese (Doutorado em Filosofia) – Departamento de Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_RIO-1_73b571203bea565d1b560d795c5cdc4b. Acesso em: 21 ago. 2021.
LIMA-NETO, Vicente de; OLIVEIRA, Erika Guimaraes de. Memes de Facebook: letramento crítico e análise de discurso crítica a partir do humor. Periferia, v. 11, n. 1, p. 33-53, jan./abr., 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36445. Acesso em: 24 ago. 2021.
LUCENA, Helyab Magdiel Alves. Letramento literário a partir do uso do gênero textual meme. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5528. Acesso em: 21 ago. 2021.
MENDONÇA, Marina Célia; LARA, Marina Totina de Almeida. Gêneros do discurso, ensino/aprendizagem e verbo-visualidade: o caso dos memes em um curso pré-vestibular online. Prolíngua, João Pessoa, v. 2, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/38239. Acesso em: 21 ago. 2021.
OLIVEIRA, Nara Maria Alves de; BEZERRA, Benedito Gomes; LÊDO, Amanda Cavalcante de Oliveira. Uma proposta para a análise crítica do meme como gênero em aulas de língua portuguesa. Revista Linguagem em Foco, v.12, n.3, 2021. p. 9-29. Disponível em: https://revistas. uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4155. Acesso em: 5 set. 2021.
OLIVEIRA, Ulisses. Meme: gênero e prática de ensino pela sequência didática. Entretextos, Londrina, v.19, n.2, p.63-89, 2019. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/34469. Acesso em: 23 ago. 2021.
PAVEAU, Marie-Anne; COSTA, Julia Lourenço; BARONAS, Roberto Leiser. Ressignificação em Contexto Digital. São Carlos: Edufscar, 2021.
RECUERO, Raquel da Cunha. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura) 191 p.
RECUERO, Raquel da Cunha. Memes em weblogs: proposta de uma taxonomia. Revista FAMECOS, Vol. 14, n. 32, p. 23-31, Porto Alegre, abr. 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3411. Acesso em: 26 ago. 2021.
RITTER, Lilian Cristina Buzato. Uma proposta de multiletramento com o gênero meme em salas de leitura. Leitura, Maceió, n. 64, p. 4-19, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4656. Acesso em: 26 ago. 2021.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 5 ago. 2021.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102014-134348/pt-br.php. Acesso em: 5 ago. 2021.
SANTOS, Katrym Aline Bordinhão dos. Leitura literária e memes: análise de uma proposta. Periferia, v. 11, n.1, p. 73-87, jan./abr., 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36436/28106. Acesso em: 5 ago. 2021.
SILVA, Zenilda Rodrigues. O gênero meme da internet: dialogismo e semiótica na construção textual. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras), Universidade Estadual de Montes Claros, 2018. Disponível em: http://repositorio.unimontes.br/handle/1/491. Acesso em: 5 ago. 2021.
SILVA, Maria Jeane Souza de Jesus. Letramento digital crítico e multiletramentos: memes de internet como meios para formação do ciberleitor. 205 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Diversidade). Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité, 2020. Disponível em: http://www.mped.uneb.br/wp-content/uploads/2020/11/TFCC-MARIA-JEANE.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.
SILVA, Ananias A. da. Memes virtuais: gênero do discurso, dialogismo, polifonia e heterogeneidade enunciativa. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. 341–361, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/15111. Acesso em: 21 ago. 2021.
SOUZA, Carlos Fabiano. Memes em aulas de português no ensino médio: linguagem, produção e replicação na cibercultura. Revista Philologus, Ano 20, N° 60 Supl. 1: Anais da IX JNLFLP. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez., 2014. Disponível em: http://www.filologia.org.br/revista/60sup/117.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.
SOUZA, Maria Alice de. Memes de internet e educação: uma sequência didática para as aulas de história e língua portuguesa. Periferia, v. 11, n.1, p. 193-213, jan./abr., 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/37016. Acesso em: 21 ago. 2021.
TESTA, Luana Fossati. Uma análise dialógica do discurso sobre o trabalho docente no gênero meme. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2020. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4919. Acesso em: 21 ago. 2021.
VALE, Lara Ferreira. Memes: do espaço virtual à sala de aula. 91 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25550. Acesso em: 21 ago. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.