EDUCAÇÃO E PANDEMIA

um estudo comparado entre a realidade educacional do Brasil e Uruguai

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13971

Mots-clés :

Brasil, Educação remota, Pandemia, Presencialidade, Uruguai

Résumé

Este texto aborda a respeito do ensino emergencial e da reabertura das instituições escolares, para a continuidade da aprendizagem durante o enfrentamento da Covid-19, levando em consideração o cenário vivenciado pelo Brasil e o Uruguai. A partir disso, objetiva-se analisar o impacto da situação econômica dos estudantes e as políticas estatais para mitigar esse efeito. Portanto, o primeiro país, respectivamente, foi o que mais permaneceu com as escolas fechadas no mundo e o segundo retornou às aulas presenciais rapidamente. Para isso, a pesquisa foi construída, com base no método comparativo, através de duas perspectivas: os artifícios para o desenvolvimento do ensino on-line e a efetivação da regressão à presencialidade, sendo analisados nos dois países. Para tal, foram utilizados autores e dados científicos para fundamentar as ações realizadas por cada território. A pesquisa evidenciou que é necessário investir em recursos tecnológicos na educação, não somente neste momento, que é imprescindível, mas para a diminuição da desigualdade presente nas classes sociais.

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Tauana Cherutti, Universidade Feevale

Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade La Salle, licenciada em Artes Visuais pela Universidade Feevale e Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. E-mail de contato: tauanacherutti@hotmail.com

Dinora Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular da Universidade Feevale no Programa de P´ós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. E-mail de contato: dinora@feevale.br

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Aceito em: xx/xx/xxxx

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Publié-e

2022-07-28

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Cherutti, T., & Zucchetti, D. (2022). EDUCAÇÃO E PANDEMIA: um estudo comparado entre a realidade educacional do Brasil e Uruguai. Momento - Diálogos Em Educação, 31(02), 671–692. https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13971

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