EDUCAÇÃO E PANDEMIA
um estudo comparado entre a realidade educacional do Brasil e Uruguai
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13971Mots-clés :
Brasil, Educação remota, Pandemia, Presencialidade, UruguaiRésumé
Este texto aborda a respeito do ensino emergencial e da reabertura das instituições escolares, para a continuidade da aprendizagem durante o enfrentamento da Covid-19, levando em consideração o cenário vivenciado pelo Brasil e o Uruguai. A partir disso, objetiva-se analisar o impacto da situação econômica dos estudantes e as políticas estatais para mitigar esse efeito. Portanto, o primeiro país, respectivamente, foi o que mais permaneceu com as escolas fechadas no mundo e o segundo retornou às aulas presenciais rapidamente. Para isso, a pesquisa foi construída, com base no método comparativo, através de duas perspectivas: os artifícios para o desenvolvimento do ensino on-line e a efetivação da regressão à presencialidade, sendo analisados nos dois países. Para tal, foram utilizados autores e dados científicos para fundamentar as ações realizadas por cada território. A pesquisa evidenciou que é necessário investir em recursos tecnológicos na educação, não somente neste momento, que é imprescindível, mas para a diminuição da desigualdade presente nas classes sociais.
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