EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE

entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12319

Mots-clés :

Educação Física. Saúde. Escola. Ensino Médio.

Résumé

O estudo teve como objetivo geral investigar como foram desenvolvidos temas relacionados à saúde nas aulas de Educação física com os alunos do Ensino Médio, buscando capturar sentidos sobre saúde produzidos pelos discentes. Como objetivo específico, buscamos descrever como a saúde é abordada nos conteúdos da Educação física escolar desenvolvidos na escola. A pesquisa realizou-se em duas escolas públicas da zona leste de Bagé RS, de agosto a outubro de 2016, com 12 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, por meio de questionários semiestruturados. Como resultados, identificamos: entendimentos dos escolares pautados nas perspectivas ampliadas do conceito de saúde; a presença dos esportes como conteúdo privilegiado nas aulas, e um esvaziamento da questão “Por que ensinar?” nos relatos dos escolares. O fortalecimento da intencionalidade pedagógica pode funcionar como dispositivo de ressignficação dos conteúdos para uma formação em saúde na escola, em detrimento de uma abordagem em caixa ou uniprofissional.

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Maicon Soares Ferreira, Servidor público na Prefeitura Municipal de Bagé/RS.

Especialista em Educação física escolar pela Faculdade São Bráz, de Bagé/RS. Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação física pela URCAMP e Uniasselvi, pólos Bagé/RS.

Juliana Cotting Teixeira, Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF/FURG)

Doutora em Educação em Ciências (PPGEC/FURG) Mestre em Educação em Ciências (PPGEC/FURG) Licenciada em Educação Física (FURG)

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2021-05-04 — Mis(e) à jour 2021-05-05

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Ferreira, M. S., & Teixeira, J. C. (2021). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12319 (Original work published 4 mai 2021)

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