AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA AO TRABALHO DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.8608

Palabras clave:

Trabalho docente, Tecnologia, Representação social

Resumen

O artigo é resultado de pesquisa do mestrado que objetivou analisar a representação social de tecnologia, entre formadores e cursistas, no Núcleo de Tecnologia Educacional em Manaus/AM, suas implicações na formação docente e nos processos de implementação das políticas de inserção da tecnologia no trabalho docente na Amazônia. Nesse sentido, foi realizado um estudo empírico fundamentado na Teoria da Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas).

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Biografía del autor/a

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Professora Doutora Orientadora, Departamento de Teorias e Fundamentos, FACED, UFAM. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002).  

Tânia Mara de Souza Castro, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia (1998), especialização em Psicopedagogia (1999), mestrado em Educação (2013), doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/UFAM (2016-em andamento), pela Universidade Federal do Amazonas. É Pedagoga da Divisão do Desenvolvimento Profissional do Magistério ? DDPM, na Secretaria Municipal de Educação - Semed/Manaus (2005), onde atua na organização e nos processos da formação continuada dos professores da Educação Básica, das escolas ribeirinhas e rodoviárias, da rede municipal de ensino do município de Manaus. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Trabalho e Educação. Tem experiência na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação e políticas públicas, educação do campo, educação infantil no campo amazônico, processos formativos e organização da educação básica. Atualmente Membro do Comitê Estadual de Educação do Campo no Amazonas e professora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo pelo Programa Escola da Terra por meio do convênio UFAM/FNDE/MEC-SECADI.

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Publicado

2021-05-04 — Actualizado el 2021-05-05

Versiones

Cómo citar

Mourão, A. R. B., & Castro, T. M. de S. (2021). AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA AO TRABALHO DOCENTE. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.8608 (Original work published 4 de mayo de 2021)

Número

Sección

Artigos