A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino

Autores/as

  • Ana Carolina Tavares Sousa Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS, Brasil.
  • Marlen de Martino Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8159

Palabras clave:

Ensino, arte, gênero.

Resumen

O presente artigo compreende a descrição de uma ação pedagógica realizada na instituição Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Mascarenhas de Moraes, localizada no munícipio de Rio Grande/RS, e a análise dos dados resultantes das proposições efetuadas junto aos discentes. Durante as aulas, pinturas brasileiras do século XIX e imagens presentes na mídia impressa contemporânea foram dispositivos catalisadores para a produção artística concernente à escrita poética. O trabalho desenvolvido objetivou a abordagem de questões relativas às construções sociais que envolvem o gênero feminino e a subjetividade a partir das considerações propostas por Mary Del Priore e Marie-Christine Josso. Ademais, a atuação no espaço escolar assentou-se na aspiração de contribuir para que o ambiente educacional se tornasse, cada vez mais, um local de diálogo e de tolerância às subjetividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Tavares Sousa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS, Brasil.

Mestranda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Marlen de Martino, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande/RS, Brasil.

Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Citas

DEL PRIORE, Mary. Histórias e conversas de mulher. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2014.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortes, 2004.

NASIO, J.D. A dor de amar. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

Publicado

2019-01-29

Cómo citar

Sousa, A. C. T., & de Martino, M. (2019). A invenção de narrativas como proposta pedagógica: uma poética sobre o feminino. Momento - Diálogos Em Educação, 27(3), 30–46. https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.8159