Novos cenários e velhos debates no campo da política de formação de professores no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8045

Palabras clave:

Política de Formação de Professores, Formação Inicial, Formação Continuada.

Resumen

O presente artigo, por meio de estudo bibliográfico e documental tem por objetivo propor uma reflexão sobre as reformas empreendidas no campo da formação docente no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) promulgada no ano de 1996 até os dias atuais, com o Plano Nacional de Educação (PNE) e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores em nível superior e formação continuada (DCNs) e seus possíveis impactos na implementação de políticas para formação docente nos diversos níveis e modalidades de ensino. No estudo foi perceptível que as novas políticas de formação de professores apresentam alguns avanços para a consolidação das políticas de educação no país. No que diz respeito à formação e profissionalização docente, existem lacunas a serem (re)pensadas frente ao prescrito e a materialidade no contexto de prática.

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Biografía del autor/a

Sebastiao Silva Soares, Universidade Federal do Tocantins

Doutor pela Universidad de Sevilla - Espanha. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Professor Assistente na Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2018-08-17

Cómo citar

Soares, S. S. (2018). Novos cenários e velhos debates no campo da política de formação de professores no Brasil. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 58–75. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8045