Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância

Autores/as

  • Joao Mattar Centro Universitário Internacional - Uninter PUC-SP
  • Lucilene Marques Martins Rodrigues UNINTER
  • Wanderlucy A. Alves Corrêa Czeszak Anhembi Morumbi
  • Juliana Santos Graciani Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7817

Palabras clave:

Tutor. Educação a Distância. Metodologia.

Resumen

Este artigo explora metodologias de pesquisa sobre tutoria online. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo é mapear as metodologias utilizadas nas pesquisas empíricas no Brasil sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. A revisão de literatura detectou que a ampla maioria das pesquisas tem abordagem qualitativa, em detrimento de análises quantitativas e estatísticas. Em relação aos objetivos, há um equilíbrio entre pesquisas exploratórias e descritivas, com ausência de pesquisas explicativas. Como instrumento de coleta de dados, predominam amplamente os questionários, seguidos de entrevistas. Os sujeitos das pesquisas são primordialmente os próprios tutores, com poucos casos de triangulação de fontes. As amostras das pesquisas variam bastantes, desde um grupo de seis tutores até um conjunto de 153 alunos e 20 tutores. Como estratégias de análise e interpretação de dados, predominam análise de conteúdo e análise do discurso. Identifica-se também um baixo uso de softwares para tratamento de dados, sejam qualitativos ou quantitativos. Gráficos e tabelas são utilizados com frequência para apresentar os resultados das pesquisas. O artigo conclui que é necessário desenvolver linhas de pesquisa que envolvam abordagem quantitativas em língua portuguesa sobre tutoria online, incluindo a utilização de softwares para análise de dados. Mostrou-se também necessário desenvolver pesquisas que tenham objetivos explicativos, assim como incluir nas pesquisas outras fontes além dos próprios tutores, como alunos e coordenadores. Por fim, é também importante incorporar outros referenciais teóricos para a análise de dados, além da análise de conteúdo.

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Publicado

2018-05-31

Cómo citar

Mattar, J., Rodrigues, L. M. M., Czeszak, W. A. A. C., & Graciani, J. S. (2018). Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 19–41. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7817