Reflexões sobre música, televisão e Educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7290

Palabras clave:

Televisão e educação, ensino de música, cotidiano escolar.

Resumen

Observa-se que atualmente a televisão está presente nos hábitos cotidianos de crianças e jovens, exercendo um papel formador- em termos de atitudes, vestimentas, vocabulário, repertório musical, entre outros aspectos -, sobre o qual a escola deve refletir. Esse estudo de natureza bibliográfica, tendo como aporte teórico Gardner (1999) e Magalhães (2003, 2007) objetiva refletir a respeito da influência dos programas televisivos infantis sobre as crianças nas décadas de 1960, 1970 e 1980, no que tange à cultura musical e o ensino de música na escola pública brasileira nesse período e suas possíveis consequências para os dias atuais. Concluiu-se que é importante saber utilizar o que a criança traz consigo em termos de repertório musical, pois a fruição da música está sujeita a diferentes mediações e a escola pode vir a ser o lugar de construção de um conhecimento significativo e reflexivo sobre a música presente no cotidiano.

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Biografía del autor/a

Eliane Hilario da Silva Martinoff, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, nas disciplinas Metodologia e Prática do Ensino de Arte e Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. Doutora e Mestre em Música pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Sarita Raquel Belo Ferreira, Grupo Fênix de Educação -

Grupo Fênix de Educação - professora auxiliar Estudante de pós-graduação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

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Publicado

2017-12-19

Cómo citar

Martinoff, E. H. da S., & Ferreira, S. R. B. (2017). Reflexões sobre música, televisão e Educação. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 183–203. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7290

Número

Sección

Dossiê temático