Ser leitor entre a infância e a juventude

Autores/as

  • Daniela Chaves Corrêa Figueiredo Fundação Municipal de Cultura/ Prefeitura de Belo Horizonte
  • Dra. Míria Gomes Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7284

Palabras clave:

juventude, letramento literário, formação de leitores.

Resumen

RESUMO: Nosso foco neste artigo é localizar nas práticas sociais de leitura e escrita de jovens leitores dificuldades e incentivos que impactam seus percursos leitores na passagem da infância para a juventude. O estudo foi realizado em quatro bibliotecas públicas municipais de Belo Horizonte ao longo do ano de 2014, com jovens que frequentam, escolhem, lêem livros literários e participam das atividades de leitura propostas nesses espaços. A partir das informações sobre proficiência leitora no Brasil (INAF/2012 e PISA/2012) e da perspectiva sociocultural de juventude na contemporaneidade (DAYREEL, 2003; VELHO, 2006 e PERALVA, 2007), letramento literário, comunidades leitoras e dialogismo, discutimos a formação leitora a partir dos relatos de nossos sujeitos.

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Biografía del autor/a

Daniela Chaves Corrêa Figueiredo, Fundação Municipal de Cultura/ Prefeitura de Belo Horizonte

Gerência de Monitoramento e Indicadores Culturais

Dra. Míria Gomes Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação. Departamento: Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Citas

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Publicado

2018-08-17

Cómo citar

Figueiredo, D. C. C., & Oliveira, D. M. G. (2018). Ser leitor entre a infância e a juventude. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 430–450. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7284