O cotidiano: rotina, imitação e invenção

Autores/as

  • Eduardo Simonini Universidade Federal de Viçosa

Palabras clave:

Cotidiano, invenção, escola

Resumen

O presente artigo tem como proposta apresentar algumas contribuições do pensamento das professoras Nilda Alves e Regina Leite Garcia para as pesquisas com o cotidiano escolar. Assim, ele se inicia discutindo o conceito de cotidiano pela abordagem mais comum que o mesmo assume, que é o de rotina e repetição sem criação. Em seguida, apresenta algumas contribuições de Alves e Garcia para o campo dos estudos no cotidiano escolar, dando especial destaque ao modo político de abordagem desse cotidiano, considerado por elas como um campo de diversidade, conflitos e produção de conhecimento e não apenas como uma dinâmica de repetição sem criação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Simonini, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia Social e doutorado em Educação. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Viçosa/MG, fazendo também parte do corpo de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFV. É líder do grupo de pesquisa "Memória, Instituições e Subjetividade" e coordenador do grupo de estudos "Cotidianos em Devir". Tem se dedicado às áreas de Psicologia e Educação, com ênfase no estudo da produção de subjetividade, estudos no cotidiano e micropolíticas.

Publicado

2016-10-24

Cómo citar

Simonini, E. (2016). O cotidiano: rotina, imitação e invenção. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 93–106. Recuperado a partir de https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/6111

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.