Ler, escrever, contar, rezar ou muito além? Saberes prescritos e praticados em escolas étnicas italianas no Brasil (1875 – 1942)

Autores/as

  • Terciane Ângela Luchese Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palabras clave:

Cultura escolar e saberes. Escolas étnicas. Imigrantes italianos e descendentes.

Resumen

A emergência de escolas marcadamente étnicas por imigrantes saídos da península itálica e estabelecidos no Brasil entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX, sensibiliza para pesquisar o que se ensinava nesses espaços de escolarização, quais saberes eram prescritos e quais foram trabalhados pelos professores. O recorte temático do presente texto é parte de projeto de pesquisa intitulado “História das Escolas Étnico-Comunitárias Italianas no Brasil (1875 – 1945)”. As formas de organização das escolas étnicas variaram no tempo e no espaço e compreender os saberes prescritos e aqueles realmente trabalhados nas aulas é possível considerando-se uma diversificação da base documental constituída por materiais didáticos, como livros, além de fotografias, correspondências, relatórios, livros de atas, jornais, dentre outros. Esse corpus documental é analisado à luz dos referenciais da História Cultural. O texto procura contribuir para a compreensão da multiplicidade de processos de escolarização no Brasil, atentando especialmente para os saberes, considerando sua diversidade étnica e cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Terciane Ângela Luchese, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul e Pesquisadora PQ do CNPq.

Publicado

2017-02-09

Cómo citar

Luchese, T. Ângela. (2017). Ler, escrever, contar, rezar ou muito além? Saberes prescritos e praticados em escolas étnicas italianas no Brasil (1875 – 1942). Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 99–110. Recuperado a partir de https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/5861

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.