O princípio da coletividade: alternativa para pensarmos as pesquisas em educação

Autores/as

  • Ana Paula Gonçalves Fioravante Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Suzana Kaizer Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palabras clave:

Princípio da coletividade. Educação. Pesquisa Qualitativa.

Resumen

O artigo em questão apresenta teorizações feitas a respeito do princípio da coletividade na pesquisa qualitativa em educação. Tendo como objetivo, a construção de argumentos para problematizações acerca da temática expressa acima, levando em consideração as incertezas oriundas no decorrer dos caminhos investigativos, e ainda contribuir para pensar a prática do princípio coletivo nas pesquisas em educação. Nossos pensamentos estão fundamentados a partir dos autores Minayo (2004) e Brandão (2003) entre outros. Sendo assim, a presente escrita organiza-se em dois momentos, (1) discussões a respeito de algumas temáticas que permeiam o campo da pesquisa qualitativa na área de educação, (2) o princípio da coletividade enquanto postura do pesquisador frente aos caminhos percorridos no decorrer da pesquisa.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Gonçalves Fioravante, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Pedagogia, discente de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/FURG

Suzana Kaizer, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Pedagogia, discente de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/FURG

Publicado

2014-01-04

Cómo citar

Fioravante, A. P. G., & Kaizer, S. (2014). O princípio da coletividade: alternativa para pensarmos as pesquisas em educação. Momento - Diálogos Em Educação, 21(2), 65–76. Recuperado a partir de https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/3775

Número

Sección

Artigos

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