<b>A identificação profissional de licenciandos em Ciências Biológicas na perspectiva epistemológica de Ludwick Fleck</b>

Autores/as

  • Patricia Caldeira Tolentino
  • Ademir José Rosso

Palabras clave:

Formação de professores. Licenciatura. Ensino de Ciências e Biologia.

Resumen

Este trabalho se trata de uma incursão na epistemologia de Ludwik Fleck, com o objetivo de compreender como os licenciandos em Ciências Biológicas se identificam com a docência em sua trajetória formativa. Apresentam-se dados que representam um recorte do material analisado em dissertação de mestrado (TOLENTINO, 2010). O universo da pesquisa foi constituído por 138 licenciandos do 1º ao 4º ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa dos turnos vespertino e noturno e a metodologia adotada parte de uma interação entre as abordagens qualitativa e quantitativa por meio do uso do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Na apresentação dos dados, pode-se perceber que os alunos traçam expectativas a um primeiro momento no curso, porém quanto mais inseridos no cotidiano da formação suas aspirações e expectativas iniciais deixam de ser respondidas. A falta de referências identitárias para a docência mostra a fragilidade epistemológica e contextual do conhecimento educacional no interior da licenciatura e evidencia o estilo de pensamento vigente no curso estudado. Mesmo diante da necessidade de um maior aprofundamento teórico na epistemologia de Ludwick Fleck no tocante da formação dos professores de Ciências, considera-se que esta pode ser uma perspectiva fértil no entendimento das peculiaridades presentes nesta formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Caldeira Tolentino

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Ademir José Rosso

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Publicado

2012-05-25

Cómo citar

Tolentino, P. C., & Rosso, A. J. (2012). <b>A identificação profissional de licenciandos em Ciências Biológicas na perspectiva epistemológica de Ludwick Fleck</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(2), 9–18. Recuperado a partir de https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/2426

Número

Sección

Dossiê temático

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.