<b>A inclusão digital fora do contexto escolar: análise do projeto ceibal no Uruguai</b>

Autores/as

  • Marcia Peres Maciel
  • Liliana Maria Passerino

Palabras clave:

inclusão social, etnografia, computadores, educação

Resumen

O presente trabalho visa analisar o processo de inclusão digital configurado a partir da implantação do projeto denominado "Plan Ceibal" pelo governo uruguaio em todas as escolas públicas do Uruguai. No presente artigo, nossa análise centra-se em dados coletados sobre o impacto do projeto fora do contexto escolar, sendo que pretende-se analisar como a inclusão digital está promovendo ou não a inserção desses computadores portáteis fora do âmbito escolar, no espaço familiar, procurando direcionar o olhar para o que fazem as pessoas com as tecnologias (práticas culturais de letramento digital) e não para as possibilidades do equipamento, em relação ao uso eficaz das TIC’s. Os dados serão coletados por meio de uma pesquisa etnográfica blended em desenvolvimento, nos permitem analisar as configurações de interação e inclusão social dos protagonistas da cidade fronteiriça de Rivera/UR. A análise com viés sócio-histórico permite compreender como a inclusão digital se configura a partir das práticas culturais, explorando o conceito de zonas de sentidos e não apenas para as possibilidades pedagógicas da tecnologia considerando que existe um relacionamento entre tecnologias e estruturas sociais. Palavras chave: inclusão social; etnografia; computadores; educação

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Biografía del autor/a

Marcia Peres Maciel

Mestranda em Educação

Liliana Maria Passerino

Dra. em Informática na Educação

Publicado

2012-04-03

Cómo citar

Maciel, M. P., & Passerino, L. M. (2012). <b>A inclusão digital fora do contexto escolar: análise do projeto ceibal no Uruguai</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(1), 9–28. Recuperado a partir de https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/2017

Número

Sección

Artigos