<b>Do mosaico ao complexus: desafios à instituição universitária</b>

Autores/as

  • Gionara Tauchen

Palabras clave:

Universidade, Transdisciplinaridade, Complexidade, Indissociabilidade

Resumen

O presente trabalho analisa as implicações epistemológicas e paradigmáticas que perpassam o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização do sistema universitário, buscando nos fundamentos da complexidade e da transdisciplinaridade um olhar articulador entre as atividades-meio. A investigação, orientada pela filosofia hermenêutica de Gadamer (2008), sustenta a tese de que o princípio da indissociabilidade implica mudanças epistemológicas e paradigmáticas nas condições contemporâneas da universidade, pois demanda a apropriação e produção de conhecimentos contextualizados, complexos e transdisciplinares, superando, progressivamente, os princípios do paradigma da modernidade subjacentes à organização e ao desenvolvimento das atividades da universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gionara Tauchen

Professora do Instituto de Educação - FURG.

Publicado

2011-09-03

Cómo citar

Tauchen, G. (2011). <b>Do mosaico ao complexus: desafios à instituição universitária</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(2), 47–64. Recuperado a partir de https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/1456

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.