A DIFUSÃO DAS BOAS MANEIRAS UNIVERSAIS POR MEIO DOS MANUAIS DO PABAEE-INEP

Autores/as

  • Márcia Santos Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Susane Waschinevski Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13410

Palabras clave:

Formação Docente, Escolarização, Manuais PABAEE-INEP, Boas maneiras

Resumen

Este estudio propone dialogar sobre la difusión de la buena educación a través de la lectura y los manuales didácticos, especialmente en los manuales de la “Colección Bibliotecaria de Orientación Docente de Primaria” del Programa Brasileño-Americano de Asistencia a la Educación Primaria (PABAEE-INEP), entre los años 1956 -1964. Con el fin de reflexionar sobre tales lecturas insertas como mecanismos de circulación y difusión de las buenas costumbres deseadas para la constitución de una sociedad moderna, se buscó vislumbrar interfaces entre los manuales de la citada Colección y los manuales de buenas costumbres de autoría norteamericana comercializado en Brasil en el mismo período, con miras a mostrar cómo la escolarización se inscribe en ciertos proyectos de sociedades y su proceso civilizador. Este estudio buscó dialogar con la investigación en el campo de la Historia de la Educación, en particular, la escolarización entrevistada por las relaciones entre los materiales formativos producidos dentro y fuera del ámbito escolar.

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Biografía del autor/a

Márcia Santos, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/2019), com área de concentração em História do Tempo Presente, na linha de pesquisa Políticas de memória e narrativas históricas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (UDESC/2015) e possui Bacharelado e Licenciatura em História (UDESC/2003). É membro da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH). Participante do Grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas (CNPq) e do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL). Tem experiência docente no ensino básico, como celetista, e superior, como estagiária, nas áreas de Educação e História. As pesquisas desenvolvidas tiveram ênfase em História do Tempo Presente, História da Educação e História da Cultura Escrita.

Susane Waschinevski, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia (2013) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), mestrado em Educação na mesma instituição. Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA), em 2019 pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutorado em Educação (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas. Participa do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL) vinculados ao Laboratório de Patrimônio Cultural (LapPac - UDESC).

Citas

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Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Santos, M., & Waschinevski, S. (2021). A DIFUSÃO DAS BOAS MANEIRAS UNIVERSAIS POR MEIO DOS MANUAIS DO PABAEE-INEP. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 397–419. https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13410

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