90 ANOS DO QUILOMBO PORTÃO DO GELO
processos educativos, enfrentamentos e resistências no contexto de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13297Palabras clave:
Educação, Resistência, Estudo decolonialResumen
Este artigo é o resultado de um trabalho de extensão, realizado no quilombo do Portão do Gelo, através do qual surgiram experiências transformativas que colocaram em destaque a importância cultural, política e educativa deste espaço. Através de diversas atividades, tornou-se possível compreender a força que o quilombo desenvolve para sobreviver, assim como a relevância da resistência de seus membros contra o racismo estrutural, institucional e religioso, empreendendo ações pela valorização da cultura negra. A atividade dialogou com a perspectiva teórica decolonial. O campo metodológico se amparou na sociopoética, o que permite vivenciar a pesquisa compreendendo o todo e as partes enquanto construção coletiva de conhecimentos e saberes. O resultado das produções mostra o impacto e o fortalecimento da educação social, presentes no interior do quilombo. Nesse sentido, argumentamos a necessidade do diálogo permanente entre universidades públicas com espaços sociais e culturais diferentes da cultura acadêmica, mas que não deixam de construir complexas e inteligentes percepções de mundo e de vida.
Descargas
Citas
Referências
ADOTEVI, Stanilas. Négritude et négrologues. Paris: Union Génerales d’Éditions, 1993.
BOSI, E. Tempos vivos e tempos mortos. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2005. Disponível em: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/administracao/anexos/documentos/4200091014164722.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/pdf. Acesso em: 21 out. 2020.
BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Disponível em http://constituicaobrasileira.justica.gov.br/pdf. Acesso em: 25 maio 2021.
FANON, Franz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: UFBA, 2012.
JORNAL BBC. O ódio racial e religioso aumenta no Brasil. Disponível em: http://bbcbrasil.org.br/base/pdf. Acesso em: 27 nov. 2020.
KING, Martin Luther. Porque não podemos esperar. São Paulo: Faro, 2020
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 Edições, 2016.
NYERERE, Julius. Educação para a Nação Africana. Angola: Desafio, 2000.
SILVA, Juciara F. Tempos de educação para um mundo sem preconceito. São Paulo: Olho d’agua, 2007.
PERNAMBUCO. O desenvolvimento da Covid no Estado de Pernambuco. Disponível em http://secretariacaosocial.gov.pe/pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
RIOS, Terezinha. Competência Ética. São Paulo: Cortez, 2012.
SANTOS, Iraci dos; GAUTHIER, Jacques. Prática da pesquisa nas ciências humanas e sociais: abordagem sociopoética. São Paulo: Ateneu, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Momento - Diálogos em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.